Como o Método MIG® pode ajudar as crianças com autismo?
Seja bem-vindo ao universo da neuroreabilitação infantil! Aqui no Instituto Fluir, estamos comprometidos em fornecer as melhores práticas para ajudar as crianças com autismo a alcançarem seu máximo potencial. Hoje, vamos explorar detalhadamente o Método de Integração Global – MIG®, uma abordagem intensiva e com embasamento científico que tem revolucionado nossa intervenção.
Priorizando que a terapia seja centrada na família, que a intervenção seja comportamental, interdisciplinar e intensiva, além de proporcionar um ambiente enriquecido, o Método MIG® se destaca por sua eficácia e abordagem inovadora. A intensidade da Intervenção é acordada com toda a equipe envolvida no processo de reabilitação e de acordo com as necessidades da família e pode variar de 20 a 80 horas de acordo com a necessidade de cada paciente.
Afinal, o que é o Método MIG®?
O MIG® é uma opção terapêutica promissora para pessoas no TEA, oferecendo um tratamento completo e personalizado que visa promover o desenvolvimento global e a inclusão social.
Criado pelo Fisioterapeuta Renato Loff em 2017, em parceria com a equipe da Treinitec, o MIG® é uma abordagem interdisciplinar e cheia de energia para ajudar crianças, adolescentes e jovens no TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Baseado na neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar em resposta aos estímulos e às experiências, o Método MIG® consiste em aplicar uma série de exercícios específicos e personalizados para cada criança. Esses exercícios visam estimular as áreas cerebrais responsáveis pelas funções cognitivas, como a atenção, a memória, a linguagem, a percepção, o raciocínio, a resolução de problemas, a tomada de decisões e a execução de ações.
Além disso, o MIG® é fundamentado em evidências científicas e segue os princípios da neurociência, da psicologia e da pedagogia. Aplicado por profissionais qualificados e treinados, o MIG® coloca a família no centro do processo, promove o trabalho em equipe, intensifica o treinamento, utiliza abordagens comportamentais e naturais, enriquece o ambiente e envolve os pais. É como juntar os ingredientes perfeitos para criar algo incrível! A equipe que trabalha com o MIG® está sempre se atualizando e usando tecnologias modernas para tornar a terapia ainda mais eficaz, tornando o MIG® uma abordagem única e diferenciada.
Como o Método MIG pode ajudar as crianças com autismo?
As crianças com autismo enfrentam desafios no desenvolvimento neurocognitivo devido a alterações na estrutura e função cerebral, refletindo em dificuldades na comunicação, interação, flexibilidade, aprendizagem, sensibilidade e emoção, afetando sua qualidade de vida e inclusão social. O Método MIG® oferece uma abordagem intensiva, individualizada e lúdica para estimular essas habilidades, respeitando o ritmo, interesse e potencial de cada criança. Ao melhorar o funcionamento cerebral, o Método MIG pode aprimorar a comunicação, relacionamento, adaptação, aprendizado, expressão e diversão das crianças com autismo.
O Método MIG® pode trazer diversos benefícios para as crianças com autismo, como melhorias e avanços consideráveis em:
- Comunicação verbal e não verbal, tais como falar, entender, fazer gestos, manter contato visual e expressar emoções.
- Interação social, incluindo fazer amigos, compartilhar interesses, seguir regras e se adaptar a diferentes contextos.
- Flexibilidade de comportamento, como tolerar mudanças, lidar com frustrações, resolver problemas e controlar impulsos.
- Aprendizagem, abrangendo a capacidade de prestar atenção, memorizar, raciocinar e se organizar.
- Sensibilidade sensorial, como reagir de forma adequada aos estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e gustativos.
- Emoções, como reduzir a ansiedade, a depressão, a baixa autoestima e o isolamento.
Os resultados do MIG são muito positivos. Estudos científicos demonstram que o método pode promover melhora significativa na comunicação, cognição, motricidade e socialização de crianças e adolescentes no TEA.
O Instituto Viver oferece suporte especializado para crianças autistas utilizando métodos comprovados, como o MIG ®, visando estimular o desenvolvimento neurocognitivo. Através de um time de especialistas interdisciplinar (neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores); proporciona um atendimento personalizado e integrado. Acreditamos que o acesso ao tratamento adequado é um direito e responsabilidade social.
Se você quer saber mais sobre o Método MIG® e como o instituto Viver pode ajudar o seu filho ou filha com autismo, entre em contato conosco e agende uma avaliação. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas e oferecer o melhor suporte para a sua família. Esperamos por você!